Páginas

21/09/2012

O início de tudo.



Nunca fui boa na cozinha. Nunca gostei de cozinhar, só comer. Mas quem precisa aprender a cozinhar com um pai bom de panela e uma mãe melhor ainda? De quebra tem os bolos maravilhosos da irmã e petiscos da melhor amiga - formada em gastronomia, diga-se de passagem (sua melhor amiga não é formada em gastronomia? Só lamento).

A proposta deste blog não é ser mais um sobre receitas e afins. Para isso, a internet está cheia de ótimos sites e blogs. Aqui descrevo como é para uma (quase) completa leiga ter que se aventurar pelo desconhecido mundo das panelas e dos temperos e construir algo palatável.

Para uns cozinhar é uma arte (nas mãos da minha mãe mexido é obra prima!); para mim é bruxaria.

Não acho que seja vergonhoso não saber/gostar de cozinhar. Pessoas têm diversos tipos de talentos e muitas (mais até do que possamos imaginar) simplesmente não nasceram com o dom/gosto para culinária. E eu me enquadro nessa turma. Adoro comer (dizem que sou magra de ruim) mas se pudesse gastaria meu precioso tempo em outras atividades que são, a meu ver, mais produtivas que ficar uma, duas, três horas preparando algo que será devorado em questão de minutos (muitas vezes sem um elogio). Fora a louça suja no final. Affff

O fato é que por N motivos, todos nós - ou pelo menos a grande maioria - teremos que enfrentar o monstro do fogão alguma vez na vida (ou a vida toda) se quisermos nos manter em pé de forma digna (leia-se não viver apenas de congelados e/ou besteiras que só fazem comprometer a saúde e esvaziar o bolso). Nem sempre tenho com quem contar para preparar a comida para mim quando é preciso, então o que me resta é encarar o desafio - e meus piores medos em relação ao tema: panela de pressão e óleo quente.

Espero poder trocar experiências produtivas e truques que facilitem a vida nessa empreitada. Não tenho grandes pretensões com esse blog (aliás nem sei ao certo como tocá-lo) apenas quero deixar registradas minhas experiências e, quem sabe um dia, eu mude de opinião a respeito da cozinha e passe a enxergá-la com olhos mais amistosos. E que meus erros (que serão muitos, tenho certeza) e meus acertos sirvam de guia para outras pessoas que estão passando pela mesma situação que eu e as ajude a tornar a experiência mais fácil, bem humorada e agradável (se é que isso é possível). Se quiser participar esteja à vontade.

Grande abraço, Talita.


3 comentários:

  1. Oi Linda.
    Me identifiquei com isso! Por que será?
    Depois te conto da minha polenta. rsrsrs
    bjs
    Roy

    ResponderExcluir
  2. Roy, deixe registrado aqui o caso da sua polenta, tô curiosa!

    ResponderExcluir
  3. Talita... Pra vc se suceder em QUALQUER coisa, voce tem que comecar. Nao existe essa de nao tentar. Mesmo que nao der certo... Faz de novo! Ou voce acha que eu sempre fui boa na cozinha??? haha

    ResponderExcluir

Sufoca comigo, gente!